Clique e compare!


 
 
 
http://links.lomadee.com/ls/X19DRTs0eTRJcEU4ajsyODAxMDE2MDswOzEzNTszMzUyNDM5ODs7QlI7MTs7MA--.html?kw=tv+4k

terça-feira, 26 de abril de 2011

Plano de aula como GCompris


CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ENSINO FUNDAMETAL/SÉRIES INICIAIS
MUNICÍPIO DE TAPIRAMUTÁ



LUZINETE DOS SANTOS OLIVEIRA
VANDICLEIA DE CARVALHO SANTOS



Plano de Aula apresentado para a Oficina SL no Ensino da Matemática, orientado por Narciso Soares



Tapiramutá – Bahia
2011



Os Números... e se eles não existissem?

OBJETIVOS
 Interpretar a informação contida numa escrita numérica;
 Reconhecer céduals e efetuar cálculos matemáticos;
 Compreender a importância dos números em nosso cotidiano;
 Perceber que os números estão presentes de diversas maneiras no nosso dia-a-dia;
 Proporcionar momentos práticos ao executar o Jogo GCOMPRIS juntamente com os alunos;
 Identificar os números que indicam quantidade, valor, ordem e código.

CONTEÚDOS
 Os números no nosso dia-a-dia: Adição;
 Leitura e escrita.

SÉRIE
 EJA- Educação de Jovens e Adultos.

TEMPO ESTIMADO
 3 aulas

MATERIAL NECESSÁRIO
 Cartolina; papel metro; embalagens; tesoura; cola; lápis; borracha; pincel atômico; giz; marcador; régua; computador.

DESENVOLVIMENTO

 1ª Aula
Acolhida com a turma. Leitura reflexiva da mensagem “Pra você pensar”. Conversa informal sobre o texto lido fazendo comparação com o cotidiano;
Discussão sobre a importância dos números em nossa vida;
Trabalho com rótulos e embalagens explorando a utilidade dos números nos mesmos;
Realizar produção de cartaz promovendo momento de interação entre os alunos.

 2ª Aula
Acolhida com a turma;
Trabalho com cédulas (Real) envolvendo adição e subtração;
Proporcionar atividade envolvendo cédulas;
Primeira apresentação do computador e seus periféricos necessários para o manuseio do Jogo.

 3ª Aula
Deslocar os alunos para o laboratório no espaço UFBA;
Apresentar o Jogo “Dinheiro: Aprenda a usar o dinheiro, incluindo os centavos”;
Proporcionar o primeiro contato dos alunos com os computadores;
Executar o jogo respeitando as regras.

REFERÊNCIA
“Pra você pensar” http://www.bethynha.com.br/pensar.htm

Nenhum comentário: