Clique e compare!


 
 
 
http://links.lomadee.com/ls/X19DRTs0eTRJcEU4ajsyODAxMDE2MDswOzEzNTszMzUyNDM5ODs7QlI7MTs7MA--.html?kw=tv+4k

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Plano de Aula apresentado para a Oficina SL no Ensino da Matemática

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ENSINO FUNDAMETAL/SÉRIES INICIAIS
MUNICÍPIO DE TAPIRAMUTÁ


LUZINETE DOS SANTOS OLIVEIRA
VANDICLEIA DE CARVALHO SANTOS


Plano de Aula apresentado para a Oficina SL no Ensino da Matemática, orientado por Narciso Soares


Tapiramutá – Bahia
2011



Os Números... e se eles não existissem?

OBJETIVOS
 Interpretar a informação contida numa escrita numérica;
 Reconhecer céduals e efetuar cálculos matemáticos;
 Compreender a importância dos números em nosso cotidiano;
 Perceber que os números estão presentes de diversas maneiras no nosso dia-a-dia;
 Proporcionar momentos práticos ao executar o Jogo GCOMPRIS juntamente com os alunos;
 Identificar os números que indicam quantidade, valor, ordem e código.

CONTEÚDOS
 Os números no nosso dia-a-dia: Adição;
 Leitura e escrita.

SÉRIE
 EJA- Educação de Jovens e Adultos.

TEMPO ESTIMADO
 3 aulas

MATERIAL NECESSÁRIO
 Cartolina; papel metro; embalagens; tesoura; cola; lápis; borracha; pincel atômico; giz; marcador; régua; computador.

DESENVOLVIMENTO
 1ª Aula
Acolhida com a turma. Leitura reflexiva da mensagem “Pra você pensar”. Conversa informal sobre o texto lido fazendo comparação com o cotidiano;
Discussão sobre a importância dos números em nossa vida;
Trabalho com rótulos e embalagens explorando a utilidade dos números nos mesmos;
Realizar produção de cartaz promovendo momento de interação entre os alunos.

 2ª Aula
Acolhida com a turma;
Trabalho com cédulas (Real) envolvendo adição e subtração;
Proporcionar atividade envolvendo cédulas;
Primeira apresentação do computador e seus periféricos necessários para o manuseio do Jogo.

 3ª Aula
Deslocar os alunos para o laboratório no espaço UFBA;
Apresentar o Jogo “Dinheiro: Aprenda a usar o dinheiro, incluindo os centavos”;
Proporcionar o primeiro contato dos alunos com os computadores;
Executar o jogo respeitando as regras.

AVALIAÇÃO
Através do desenvolvimento dos alunos durante a execução do jogo.


RELATÓRIO


Através deste, viemos apresentar o resultado do trabalho realizado com o Programa GCompris. Dentre os conteúdos que desenvolvemos na sequência, trabalhamos com o jogo envolvendo a moeda Real por ser um assunto que faz perte do cotidiano dos nossos alunos. Os mesmos são pessoas com uma faixa etária avançada para a escolaridade, trabalham durante o dia e ainda têm ânimo para enfrentar uma sala de aula a noite.
Para iniciar o jogo, primeiro fizemos uma aula teórica explicando qual a importância e contribuições dos jogos matemáticos para a aprendizagem. Fizemos uma pequena demonstração do computador para que os discentes pudessem se familiarizar com o equipamento utilizado para a execursão do jogo. Apresentamos as partes externas do computador: mouse, teclado, monitor e CPU, mas sem aprofundar muito em detalhes para não tornar a aula cansativa. Focamos apenas no que realmente era necessário para o momento. No dia seguinte, viemos juntamente com os alunos da professora Luzinete para o Laboratório no Espaço UFBA, com o objetivo de realizarmos o jogo. Durante a realização deste, observamos que no começo, os alunos ficaram um tanto introvertidos, mas aos poucos, notamos que foram perdendo a timidez e participaram ativamente durante todo o tempo. Alguns até pareciam que já tinham tido contato com o computador alguma vez. Foi uma momento significativo para nós como professoras e com certeza para os alunos também. Percebemos isso ao terminar a aula, através dos comentarios feitos pelos próprios alunos. Estes falaram que ficaram muito satisfeitos e que se fosse possível passariam a noite praticando o jogo. Também sugeriram que fosse realizada esse tipo de aula outras vezes.
Sendo assim, é de fundamental importância que o professor trabalhe sempre que possível com jogos diversos na sala aula, pois além de tornar a aula mais dinâmica é um exelente aplicativo que auxilia na aproximação entre professor e aluno, bem como na aprendizagem dos alunos em se tratando do ensino de matemática, uma vez que o mesmo sempre foi trabalhado de maneira tradicional e sem inovação.


REFERÊNCIA

“Pra você pensar” http://www.bethynha.com.br/pensar.htm

Nenhum comentário: