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sábado, 22 de outubro de 2011

Atividade apresentada para o GEAC: A Pedagogia no Cotidiano da Escola.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ENSINO FUNDAMETAL/SÉRIES INICIAIS


VANDICLEIA DE CARVALHO SANTOS


ATIVIDADE 2



Atividade apresentada para o GEAC: A Pedagogia no Cotidiano da Escola. Orientado por Roseli Sá.




Tapiramutá - Bahia
2011



Como diz Perrenoud (2002, p.12): “Para serem profissionais de forma integral, os professores teriam de construir e atualizar as competências necessárias para o exercício, pessoal e coletivo, da autonomia e da responsabilidade. A profissionalização do oficio de professor exigiria uma transformação do funcionamento dos estabelecimentos escolares e uma evolução paralela dos outros ofícios relacionados ao ensino; inspetores, diretores, formadores...”
Dessa forma, podemos afirmar que é preciso ter formação inicial e continuada, sempre em busca do conhecimento e do aperfeiçoamento. Afinal, nós professores somos frutos do ensino tradicional no qual o aluno não tinha voz nem vez. Hoje, estamos aprendendo que o aluno já vem com certa bagagem e que temos que dar oportunidades a eles para mudar essa realidade. Não devemos fazer de nossos alunos meros ouvintes, afinal, somos formadores de opiniões e temos que trabalhar todos os assuntos com eles, respeitando assim a individualidade de cada um. O professor não pode esperar que a mudança venha só do sistema. Tem que partir dele a vontade e o querer ensinar bem, além de participar de formações para se aperfeiçoar. Almejamos uma transformação social e para isso, temos que encarar a diferenças sociais para que essa transformação venha a ser passada para os nossos alunos da forma em que acreditamos. A escola e o professor têm que estar preparados para as mudanças que passam a sociedade dentre elas receber nossos alunos que estão ligados ao mundo da tecnologia, da violência, enfim, saber compreender e abordar os temas sem qualquer preconceito. O professor deve promover motivação e informação, além de ser realista e inovador, para que eles tenham mais compromissos em sala de aula, proporcionando aos nossos alunos uma consciência política social. Como dizia Paulo Freire (1974), “temos que nos lembrar que toda ação educativa deve ser feita no sentido de levar o homem a refletir sobre seu papel no mundo e assim, ser capaz de mudar este mundo e a si próprio”.



REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Trad. Patrícia Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2002.

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