Clique e compare!


 
 
 
http://links.lomadee.com/ls/X19DRTs0eTRJcEU4ajsyODAxMDE2MDswOzEzNTszMzUyNDM5ODs7QlI7MTs7MA--.html?kw=tv+4k

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

CICLO I - PLANO DE AULA - EXPERIÊNCIA ESTÉTICA


Escola: Municipal São Sebastião
Série: Alfabetização – TOPA (Todos Pela Alfabetização)
Quantidade de alunos: 15
Professora: Vandicléia de Carvalho Santos
Tempo de aula: Duas horas e trinta minutos
Dia: 10 de junho de 2009
Faixa etária: alunos entre 19 e 60 anos
TEMA:
ü Asa Branca

INTENÇÕES:
ü Mostrar a dura realidade do Sertão Nordestino em relação à seca;
ü Perceber qual a mensagem que a música transmite.
ü Conteúdo: A realidade do sertão nordestino

METODOLOGIA:
ü Acolhida com a música;
ü Distribuir em sala a cópia da Música Asa Branca;
ü Debater com os alunos seus conhecimentos prévio sobre o tema;
ü Explicar o problema da seca no nordeste e suas consequências sociais, como a grande migração para o centro-sul do país;
ü Perguntar aos alunos se eles conhecem pessoas que saíram do nordeste à procura de uma vida melhor em outras regiões do país;
ü Falar um pouco sobre quem foi Luiz Gonzaga e chamar a atenção deles para o fato de que a seca e o sofrimento do povo nordestino se faz presente na maioria de suas músicas;
ü Trabalhar por meio de perguntas, a interpretação de todos, procurando fazer com que os alunos relacionem os assuntos na música abordada com suas experiências e conhecimentos.

RECURSOS:
ü Som, CD, papel.

AVALIAÇÃO:
ü Oral


REFERÊNCIAS:

1 Contextualizando o Ensino – Vol. I, Português e Matemática. Fortaleza: Núcleo de Pesquisas, Projetos e Educação de jovens e adultos PROEX/UECE, 1999.

GONZAGA, Luíz. As grandes décadas da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Sony & BMG, p[20--]. 1 disco sonoro.




CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ENSINO FUNDAMETAL/SÉRIES INICIAIS
MUNICÍPIO DE TAPIRAMUTÁ


VANDICLEIA DE CARVALHO SANTOS


Plano de Aula apresentado para atividade GEAC – Experiência Estética, orientada por Rosane Vieira




Tapiramutá – Bahia
Junho 2009



RELATO DA AULA PLANEJADA:

Com referência ao desencadeamento da aula, pude analisar que os alunos tiveram uma comunicação com o mundo, pois conversamos sobre a música (de onde ela veio, as características do sertão e como as pessoas vivem no sertão). Falei então, que quanto mais longe eram as cidades do mar, elas são chamadas de Sertão. Artemizia completou que no Sertão não tem água e que é muito difícil viver lá. Comentamos sobre a seca, o clima e as condições sociais dos que lá vivem. Referi que a música é de Luiz Gonzaga e Humberto Teixira, na voz de Luiz Gonzaga, falei um pouco mais sobre ele e pedi para que todos ficassem atentos, pois só assim iriam saber do que mais a letra da música fala. No entanto, alguns alunos fizeram mais alguns comentários sobre o que haviam entendido em relação à menságem que a música quiserá passar. Fiquei pensando o quanto o conhecimento pode ser envolvente e prazeiroso.
Esta aula rendu muito. Ouvimos, cantamos a música e conversamos muito sobre ela. Eles realmente mergulharam na obra de arte. Uma visão mais estética sobre o uso da obra de arte na prática pedagógica, pois cada obra que o aluno tem acesso, torna-se presente na vida dele.
Entretanto tenho certeza de que escolhi a obra certa, pois alguns deles já a conhecia e ficou bem mais fácil de compreender o contexto. Além do mais eles também já tinham noção da realidade do sertão.


JUSTIFICATIVA:

Asa Branca de Luis Gonzaga e Humberto Teixeira, mostra a realidade do Sertão Nordestino e apresenta uma série de informações sobre o êxodo do povo nordestino brasileiro para outras regiões do país, em virtude das condições precárias de sobrevivência no Sertão.



ANEXOS


Textos complementares 1

LUIZ GONZAGA

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em Exu, sertão de Pernambuco, em 1912. Seus pais viviam da agricultura, trabalhando na terra de outros, por não possuírem nenhuma. Ainda criança, Luiz demonstrou interesse pela sanfona que seu pai tocava. Sonhava com uma vida melhor, e, tendo que ajudar os pais, não freqüentou a escola. Aos 17 anos de idade foi embora e terminou morando no Rio de Janeiro, então na capital da República, projetando-se depois, para o Brasil inteiro como grande artista. Além de tocar acordeão, era compositor e intérprete.
Tornou-se conhecido como o Rei do Baião. Faleceu em 1989, em Recife. Na sua música Luiz Gonzaga exalta as belezas do sertão, louva os costumes, as crenças, o amor, a saudade, a valentia e o trabalho dos sertanejos. Seu canto é também de lamento diante da seca.


Música

ASA BRANCA

(toada)
Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação?
Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por farta d’água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão

Entonce eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe, muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão
Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro, não chores não, viu
Que eu voltarei, viu, meu coração
(Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira 1947)


Nenhum comentário: