CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ENSINO FUNDAMETAL/SÉRIES INICIAIS
MUNICÍPIO DE TAPIRAMUTÁ
LUZINETE DOS SANTOS OLIVEIRA BARBERINO
VANDICLEIA DE CARVALHO SANTOS
JOGO DO CONSUMIDOR
Tapiramutá – Bahia
Outubro 2009
ENSINO FUNDAMETAL/SÉRIES INICIAIS
MUNICÍPIO DE TAPIRAMUTÁ
LUZINETE DOS SANTOS OLIVEIRA BARBERINO
VANDICLEIA DE CARVALHO SANTOS
JOGO DO CONSUMIDOR
Tapiramutá – Bahia
Outubro 2009
LUZINETE DOS SANTOS OLIVEIRA BARBERINO
VANDICLEIA DE CARVALHO SANTOS
JOGO DO CONSUMIDOR
Plano de Aula apresentado para Curso de Alfabetização Matemática, orientado por Narciso Soares
Tapiramutá – Bahia
Outubro 2009
Escola: Municipal São Sebastião
Série: Alfabetização – TOPA (Todos Pela Alfabetização)
Quantidade de alunos: 30
Professora: Luzinete dos Santos O. Barberino; Vandicléia de Carvalho Santos
Faixa etária: alunos entre 19 e 60 anos
TEMA:
ü A importância da matemática para a leitura dos rótulos.
CONTEÚDO:
ü Os números: adição, ordem, quantidade e código.
INTENÇÕES:
ü Mostrar a importância da matemática para a leitura dos rótulos;
ü Perceber qual a mensagem que o jogo transmite no nosso cotidiano;
ü Reconhecer que já sabe muitas coisas sobre números;
ü Examinar as informações contidas no jogo e discutir sobre a sua importância;
ü Compreender que os números representam: ordem, quantidade e código.
METODOLOGIA:
ü Apresentação do tema;
ü Debater com os alunos seus conhecimentos prévio sobre o tema;
ü Conversar sobre a importância dos números em nossa vida;
ü Distribuir em sala embalagens de produtos, para produção de cartaz;
ü Levantar situações rotineiras com o uso das números;
ü Identificar e decodificar os números existentes no jogo;
ü Executar o jogo.
RECURSOS:
ü Papel metro, embalagens de produto, cola e tesoura.
AVALIAÇÃO:
ü Oral e participativa.
REFERÊNCIAS:
ü PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Regina Célia V. O dia-a-dia do professor. 6. ed. Belo Horizonte, MG: Fapi indústria Gráfica LTDA, [19-?].
RELATO DA AULA PLANEJADA:
Através desse relatório, viemos apresentar, o resultado obtido após o desenvolver do plano, envolvendo a importância da matemática para a leitura dos rótulos. Trabalhamos com o jogo do consumidor, no qual envolvemos os seguintes conteúdos:Os números, adição, ordem, quantidade e código. Produzimos cartaz com embalagens de produtos, frizando que os números estão presente em nossa vida a todo momento. Foi uma aula descontraida e muito produtiva, os alunos demostraram interesse e participação, contribuindo de forma prática, apartir das experiências vividas por cada um no seu cotidiano.
Entretanto, temos certeza que escolhemos o jogo certo, pois, além de entreter os alunos, tornou a aula mais interativa, descontraida e diferenciada.
ü A importância da matemática para a leitura dos rótulos.
CONTEÚDO:
ü Os números: adição, ordem, quantidade e código.
INTENÇÕES:
ü Mostrar a importância da matemática para a leitura dos rótulos;
ü Perceber qual a mensagem que o jogo transmite no nosso cotidiano;
ü Reconhecer que já sabe muitas coisas sobre números;
ü Examinar as informações contidas no jogo e discutir sobre a sua importância;
ü Compreender que os números representam: ordem, quantidade e código.
METODOLOGIA:
ü Apresentação do tema;
ü Debater com os alunos seus conhecimentos prévio sobre o tema;
ü Conversar sobre a importância dos números em nossa vida;
ü Distribuir em sala embalagens de produtos, para produção de cartaz;
ü Levantar situações rotineiras com o uso das números;
ü Identificar e decodificar os números existentes no jogo;
ü Executar o jogo.
RECURSOS:
ü Papel metro, embalagens de produto, cola e tesoura.
AVALIAÇÃO:
ü Oral e participativa.
REFERÊNCIAS:
ü PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Regina Célia V. O dia-a-dia do professor. 6. ed. Belo Horizonte, MG: Fapi indústria Gráfica LTDA, [19-?].
RELATO DA AULA PLANEJADA:
Através desse relatório, viemos apresentar, o resultado obtido após o desenvolver do plano, envolvendo a importância da matemática para a leitura dos rótulos. Trabalhamos com o jogo do consumidor, no qual envolvemos os seguintes conteúdos:Os números, adição, ordem, quantidade e código. Produzimos cartaz com embalagens de produtos, frizando que os números estão presente em nossa vida a todo momento. Foi uma aula descontraida e muito produtiva, os alunos demostraram interesse e participação, contribuindo de forma prática, apartir das experiências vividas por cada um no seu cotidiano.
Entretanto, temos certeza que escolhemos o jogo certo, pois, além de entreter os alunos, tornou a aula mais interativa, descontraida e diferenciada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário